quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO INFANTIL “GUILHERME AUGUSTO”, DE MEM FOX*

PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO INFANTIL “GUILHERME AUGUSTO”, DE MEM FOX*

Sinopse:
Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

(1º dia)
1. Perguntar o que é memória. Ouvir as respostas.
2. Continuar perguntando: quem tem avós vivos? Quem costuma ouvir histórias dos mais velhos? O que será que faz a gente lembrar de alguma coisa? E o que será que faz a gente esquecer das coisas; muitas vezes de coisas importantes?
3. Listar os comentários.
4. Pedir que desenhem alguma coisa que possa representar a memória; recortar e escrever atrás o porquê dessa escolha.
5. Colocar os desenhos na caixa.

(2º dia)
1. Recuperar o que foi feito no dia anterior e dizer que vão conhecer um personagem que, na tentativa de ajudar uma pessoa a recuperar sua memória, colocou no cesto alguns objetos. Será que os objetos coincidirão com o que vocês colocaram na caixa?
2. Ler a história.
3. Abrir a caixa e tirar todos os desenhos e comentários para conversar com o grupo e contar as memórias de cada um.

PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO INFANTIL “A FLOR DO LADO DE LÁ”, DE ROGER MELO*

Sinopse:
Este livro, sem palavras, trata do súbito interesse de uma anta por uma florzinha. Mas infelizmente a anta não pode chegar perto da flor, pois existe um obstáculo entre elas - um rio e uma baleia. Às vezes, desejamos a felicidade que está longe, sem perceber que ela também pode estar pertinho de nós, é só olhar em volta.


(1º dia)
1. Perguntar aos alunos se já desejaram alguma coisa que tenham conseguido. Que coisa foi essa e como se sentiram com isso. Registrar.
2. Perguntar se, por outro lado, já desejaram alguma coisa que quiseram muito e que tenham sofrido por não terem conseguido. Que coisa foi essa? Registrar também.
3. Dizer que eles vão ler com bastante atenção uma história num texto e que, ao final dela, terão que responder a uma pergunta.
4. Apresentar todo o livro em slides e ao terminar, entregar um papel com a seguinte pergunta: Como essa anta se sentiu, perdendo a flor que tanto desejou? A última imagem da história mostrou que por trás da anta tinha outras flores iguais ou parecidas com a que ela tanto desejou. Que significado essa imagem teve para você?

(2º dia)
1. Com o material já todo lido, abrir para uma conversa com o grupo sobre perdas, frustrações e outras questões trazidas pelo grupo.

• Sugestões retiradas da dissertação de Maria Elena Vilanova Barreto: “Caminhos feitos de palavras: a recepção da literatura infantil por crianças de uma escola pública” – Departamento de Letras - UNEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário