domingo, 26 de setembro de 2010

Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.
 
Livros infantis
O livro que lançou Lobato foi "A menina do narizinho arrebitado", em 1920, nunca reeditado, exceto em uma pequena edição fac símile em 1981, e hoje considerada uma obra rara tanto a primeira edição quanto a edição fac símile. A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Pica pau Amarelo, um Sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a Vaca Mocha, O Burro Conselheiro, o Porco Rabicó e o Rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio. 



Outros livros infantis :
Alguns foram incluídos, posteriormente, nos livros da série O Sítio do Pica pau Amarelo. Os primeiros foram compilados no volume Reinações de Narizinho, de 1931, em catálogo apenas como tal até os dias atuais.
Ana Rita Dantas, Fabiana Araujo, Radine Costa e Sumaia Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário