quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MAIS DICAS DE COMO SE TRABALHAR A LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA!!!

PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO INFANTIL "NÓS" DE EVA FURNARI

Sinopse do livro:

Mel é uma menina graciosa e bondosa, do tempo que as pessoas nasciam de repolhos e as bicicletas voavam. Seu único problema é ter um monte de borboletas voando à sua volta. Por causa disso, os meninos vivem dizendo que ela veio de um repolho polhudo, mofado e borboletado. Magoada, Mel começa a notar que seu corpo se enche de "nós" nos dedos, no pescoço, nas pernas. São justamente essas estranahs transformações em seu corpo que a levarão a descobrir muita coisa sobre si mesma e a relação com as pessoas que a cercam. Os desenhos leves e delicados, junto ao texto atraente de Eva Furnari, levam naturalmente o leitor a uma reflexão sobre as diferenças e a solidariedade. Além de dar conselhos úteis para lidar com os "nós" que muitas vezes fecham a nossa garganta. É um livro que ensina a chorar e enxergar que há sempre alguém pronto a compreender o próximo.

1º dia da atividade:

1. Solicitar que contem alguma situação que os deixou muito aborrecidos. Para cada situação narrada, dar um nó numa corda.
2. Pedir que tente descobrir uma forma de resolver esse problema para que não fique sem solução nas suas vidas, se tornando um nó. Todos deverão ajudar o colega a encontrar uma solução. Para cada solução dada, um nó será desfeito.
3. Contar que tem gente que não consegue falar quando está muito chateada e acabam colocando nós commo é o caso de Mel, uma garota que prendia o choro cada vez que era magoada.
4. Ler a história "Nós" para os alunos.
5. Entregar um desenho da personagem para ser colorido, comm se seguinte pergunta: Este livro ajudou você a pensar como desata os "nós" que aparecem em sua vida?
6. Recolherr o material.

2º dia de atividade:

1. Reunir aos alunos e abrir um diálog em torno do assunto abordado.


Esta atividade foi retirada da dissetação CAMINHOS FEITOS DE PALAVRAS: A recepção da literatura infantilpor crianças de uma escola pública, de Maria Elena Vilanova Barreto (LETRAS-UNEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário