PROJETO: COMPARTILHANDO SABERES DA EDUCAÇÃOINFANTIL
Celma Bento Moreira[1]
Lucineide Ribas Leite Lima[2]
OFICINA: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA
Campos matemáticos que devem ser explorados na Educação Infantil:
O espacial (das formas), que apoiará o estudo da geometria;
O numérico (das quantidades), que apoiará o estudo da aritmética;
O das medidas que desempenhará a função de integrar a geometria com a aritmética.
Noções que devem ser trabalhadas:
alto/baixo, curto/comprido, alto/baixo, largo/estreito grande/pequeno, maior/menor, dentro/fora, perto/longe, igual/diferente, aberto/fechado, grosso/fino, mais/menos; muito/pouco começo/meio/fim; antes/agora/depois, cedo/tarde, dia/noite, ontem/hoje/amanhã, devagar/depressa primeiro/ último/ entre; em cima/embaixo; direita/esquerda, aumentar/diminuir, ganhar/perder, para frente/para trás/para o lado, para a direita/para a esquerda, vazio/cheio, leve/pesado
Conceitos físicos-matemáticos que devem ser desenvolvidos:
Tamanho; Lugar; Distância; Forma; Quantidade; Número; Capacidade; Tempo; Posição; Medição; Operação; Direção; Volume; Comprimento e Massa.
Processos mentais básicos para a aprendizagem matemática:
Correspondência – é o ato de estabelecer a relação “um a um”.
Comparação – é o ato de estabelecer diferenças ou semelhanças.
Classificação – é o ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças.
Seqüenciação - é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro, sem considerar a ordem entre eles.
Seriação – é o ato de ordenar uma seqüência segundo um critério qualquer.
Inclusão – é o ato de fazer abranger um conjunto por outro.
Conservação – é o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição.
Livros de Literatura Infantil que foram utilizados na oficina:
Clact... clact... clact..., de Liliana e Michele Lacocca, Col. labirinto, Ed. Ática
As três partes, de Edson Luiz Kozminski, Col. Lagarta Pintada , Ed. Ática
Eram dez lagartas, de Debbie Tarbett, Ed. Ciranda Cultural
A galinha choca, de Mary França, Col. gato e ratoEd. Ática
Pomba colomba, de Sylvia Orthof, Col. Lagarta Pintada , Ed. Ática
Clara, de Ilan Brenman, Ed. Brinque-Book
Sabe onde a bola foi parar? de Elza Cesar Sallut, Ed. Scipione
Bibliografia recomendada:
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e Percepção Matemática. Campinas, SP. Autores Associados, 2006.
SMOLE, K. C. S. . A Matemática na Educação Infantil: a Teoria das Inteligências Múltiplas na prática escolar. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v. 01. 206 p.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia . Coleção Matemática de 0 a 6. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. v. 01, 02 e 03
Por Tereza Cristina e equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário