sexta-feira, 26 de novembro de 2010



CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM SALA. VÁRIAS IDEIAS E HISTÓRIAS DIFERENTES. TEVE FANTOCHE, PROJEÇÕES, CONTAÇÃO TRADICIONAL, DRAMATIZAÇÃO E MUITO MAIS!!!

POSTAGEM: FABIANE, FERNANDO, TEREZA, JUSSARA RÉGIA, ANGÉLICA E MARLIANE.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O QUE O TEATRO PROPÕEM PARA AS CRIANÇAS

O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura onde muito não dão o devido valor.
Para as crianças, o teatro ajuda no seu desenvolvimento  e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia trazendo a informaçãoe entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida.
O teatro na escola é uma forma de inovação em sentido de aprendizado e desenvolvimento das crianças em geral, é uma excelente forma de avaliar a criança como um todo em sentido escolar. Em Portugal o teatro na escola é obrigatório no currículo escolar do primeiro ciclo.
O teatro na escola permite ao professor se aperceber da personalidade de cada aluno, e notar como é o comportamento dele em grupo e de forma individual, também ter uma noção do nível de aprendizado e desenvolvimento de cada aluno. Os níveis de evolução dos alunos podem ser avaliados em socialização coordenação, criatividade, vocabulário, memorização, entre outros atributos que podem ser adquiridos com o desenvolvimento do teatro.
Enfim o teatro mostra para a crianca a importância de viver bem a infancia.

POSTADO POR:  CAMILA, JULIETE, JUSCILENE, MOISÉS, PATRICIA, VILMA.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Menina bonita do laço de fita

A autora Ruth Rocha traz nessa história a possibilidade de reflexão sobre nossas raízes afrodescendentes através da descrição da personagem principal, que é uma menina negra e que tem como amigo um coelho branco que super valoriza sua cor e sua maneira de ser, e tenta o tempo inteiro ficar de sua cor.A história é contada de forma divertida,dinamica e possibilitando a interação e reflexão do leitor.
Esse livro é recomendado para crianças a parti do grupo cinco até a o segundo ano do Ensino Fundamental  um.

NOÉLIA,FRANCI,CLAUDIA LUCIMEIRE E LUCIENE,ROSA VIVIANE , PAULA E ELISANGELA.

OFICINA DE TEATRINHO

MAIS UMA OFICINA EM SALA, AGORA APRENDEMOS A CONFECCIONAR PERSONAGENS E CONSTRUIR UM TEATRINHO INFANTIL



POSTAGEM POR: FABIANE DA HORA; FERNANDO ANTONIO; MARIA ANGELICA; MARLIANE FERREIRA; JUSSARA REGIA; TERESA CRISTINA

O que acontece quando falo com Deus?

O poder da oração para meninos e meninas.

É um livro publicado pela Editora Mundo Cristão, escrito pela autora Storme Omartian.

Ela mosta que "nunca é tarde para uma criança orar". E ensina como podemos ensinar as crianças a falar com Deus e conhecer a Ele.
Falar com Deus orando, falar sempre, ler a bíblia, agradecer a Deus por toda nossa família e por todos os que estão ao nosso redor, agradecer pelos animais, pelos amigos, por tudo que ele criou.
A criança pode falar com Deus em qualquer lugar, em qualquer situação.
Deus ouve a oração e ama a todas as crianças do mundo inteiro sem acepção.
É um livro bem ilustrado e bastante colorido.
Vale a pena ler e serve para aqueles que atuam na classe bíblica de sua igreja.

France, Elisangela, Paula, Viviane, Rosa, Lucimere. Luciene ,Noelia.

Conselhos Valiosos para Quem Pretende ser um Contador de Histórias

- Aprenda a ouvir histórias, em primeiro lugar.
- Prepare-se estudando, pesquisando, ensaiando.
- Procure conhecer melhor as crianças, como funciona sua imaginação.
- Não tenha a pretensão de ensinar ou formar a criança. Apenas conte uma história.
- Pesquise e monte seu repertório. Com o tempo suas histórias ficarão mais fáceis de contar. E ganharão vida, porque você estará acreditando nelas.
- Todos os recursos são válidos para chamar a atenção: cantar, dançar, usar sotaque.
- É sempre bom usar objetos que estimulem a
imaginação: um lenço enrolado num cabo de guardachuva pode ser uma linda rainha vestindo sua capa.
- Procure desenvolver sua sensibilidade. Se você acreditar que o lenço é a capa da rainha, a criança vai gostar mais do seu jeito de contar.
- Porém, procure sempre conhecer o universo das crianças para as quais você vai contar a história. O sucesso ou fracasso dos recursos que você vai usar depende disso. O lenço enrolado no cabo de guardachuva pode não significar nada para elas.
- Descubra a pontuação da história: os momentos de respirar, de se surpreender. Assim, a história ficará viva em você. E você se surpreenderá naquele momento, junto com quem está ouvindo, mesmo que tenha contado a mesma história mais de 100 vezes.
- Antes de começar a história, organize um espaço sem muitos objetos, elementos e movimentos que desviem a atenção de quem está ouvindo.
- No caso específico de hospitais, procure integrar à sua história os elementos que não podem ser eliminados (medicamentos, enfermeiros, camas).
- Faça reuniões com os demais contadores. Contem histórias uns para os outros.
- Acredite no que está fazendo.

In: http://www.vivaedeixeviver.com.br/

Postado  por: Juliete Santos; Juscilene Marques;
      Patrícia Gonzaga; Camila Saúde; Vilma Silva.

Fábulas OnLine

    Aqui vai uma grande sugestão para Professores; um link para um site onde você pode encontrar Fábulas Clássicas, tanto para ler, quanto para ouvir, e inclusive em dois idiomas (Português e Espanhol). O mais legal do site, é que também permite a criança, após conhecer a Fábula, interagir com a história, através de joguinhos e curiosidades. Trata-se de um recurso didático online, e uma tarefa que pode ser feita até mesmo em casa em casa (estando na frente do computador), ou no laboratório de informática da própria escola.

    A criança diverte-se brincando, além de aprender a usar o próprio computador como uma ferramenta cooperativa para a educação, e instrução.

    Segue Link:

http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=2198#processo

Postado por: Jussara Rocha, Luciano, Francine, Marineide, Vera, Rosidásia, Alane e Mosa

Contos Africanos

Os contos e as histórias povoam o universo infantil. Principalmente com relação aos contos, sempre se enfatizam aqueles da tradição européia, como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e outros. Não trazemos para cultura escolar e para cultura infantil os contos africanos, indígenas, latino-americanos, orientais. Para educação que respeite a diversidade, é fundamental contemplar a riqueza cultural de outros povos, e nesse sentido vale a pena pesquisar e trabalhar com outras possibilidades.
Outras histórias da nossa literatura, como História da Preta, O Menino Nito, Ana e Ana, Tranças de Bintou, Bruna e a Galinha de Angola permitem o contato com as culturas afro-brasileira e africana, com personagens negras representadas com qualidade e beleza.

Equipe: Jussara, Luciano, Francine, Marineide, Vera, Rosidasia, Alane e Mosa

Oficina de Educação com Arte do 7º semestre de Pedagogia

Oficinas de formação para profissionais formais e não formais de Educação, ministradas pelos alunos do 7º semestre de Pedagogia da FSBA.
Local: Faculdade Social da Bahia
Sábados das 8:00 às 12:00
Início dia 6 de novembro de 2010
Final 13 de Novembro de 2010
Equipe: Jussara Rocha, Luciano, Francine, Marineide, Vera, Rosidasia, Alane e Mósa

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RESULTADO FINAL!!!

APÓS MUITA DIVERSÃO NA ELABORAÇÃO UMA POSE ESPECIAL DIVULGANDO O RESULTADO FINAL!!






Postagem por : Fabiane da Hora, Fernando do Amaral, Jussara Medeiros, Maria Angélica, Marliane Ferreira e Teresa Cristina


"COLOCANDO A MÃO NA MASSA"

  TANTA CRIATIVIDADE É IMPOSSÍVEL SÓ OLHAR...COLOCAMOS A MÃO NA MASSA E FIZEMOS "DEDOCHES" DIVERSIFICADOS... 






       

     











Postagem por : Fabiane da Hora, Fernando do Amaral, Jussara Medeiros, Maria Angélica, Marliane Ferreira e Teresa Cristina

OFICINA DE DEDOCHE!!!!!



É muito fácil de fazer, o material básico é linha, agulha, feltro, tesoura e cola. Com eles fará um lindo "dedoche"  para utilizar em atividades com as crianças.
No vídeo, nossa experiência em sala de aula com a elaboração dos "dedoches".

Postagem por : Fabiane da Hora, Fernando do Amaral, Jussara Medeiros, Maria Angélica, Marliane Ferreira e Teresa Cristina

OFICINA DE "DEDOCHE"...PRIMEIROS PASSOS!




EM SALA REALIZAMOS UMA OFICINA DE "DEDOCHES", ESSE RECURSO AUXILIA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DESPERTA A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS. NO PRIMEIRO MOMENTO FORAM  FEITAS ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DOS "DEDOCHES"...







APÓS A EXPLICAÇÃO COLOCAMOS A MÃO NA MASSA...COM OS MOLDES JÁ PRONTOS E  ALGUNS MATERIAIS BÁSICOS COMO FELTRO, TESOURA, COLA, LINHA E AGULHA CONSEGUIMOS FAZER "DEDOCHES" COLORIDOS E BEM CRIATIVOS... 



Postagem por : Fabiane da Hora, Fernando do Amaral, Jussara Medeiros, Maria Angélica, Marliane Ferreira e Teresa Cristina.